-
Há 129 anos atrás, no dia 6 de agosto de 1894, nasceu Antônio Raimundo Argolo (Aberrê), na cidade de Salvador (Ba). Era filho de Ângelo Argolo e Maria R. de Argolo.
ASSIM DISSE O MEATRE PASTINHA
“Eu sou um dos exemplos do passado. Aqui tem muitos veteranos. Velho mesmo! Capoeirista veterano, mais idoso do que eu. Menino da menina dos meus olhos, capoeirista… Eu tinha aqui um aluno por nome Aberrê. e sse foi meu aluno e era afilhado do mesmo padrinho meu. Morava na ladeira do São Francisco e eu morava na ladeira do Muntun. Eu levava, ele ia lá pra casa pra eu ensinar ele a jogar capoeira, quando eu dei baixa. (Faixa V; Lp, M. Pastinha. 1969)
REFLEXÃO
Segundo o mestre Pastinha, a iniciação do mestre Aberrê, se deu por volta de 1912. Nesse período, o mestre Pastinha já tinha 23 anos, e o mestre Aberrê tinha 17. O periodo em questão, coincide com o afastamento do mestre pastinha da pratica e ensino da capoeira. (Boa Alma)
ATRAVES DO MESTRE ABERRÊ, O MESTRE PASTINHA VOLTA PARA A CAPOEIRA NO ANO DE 1941
“Na engibirra tinha um grupo de capoeirista. Só tinha Mestre. Os maiores Mestres daqui da Bahia. Todo domingo tinha ali uma capoeira que só ia alí Mestre, num tinha nada de aluno, era mestre. E esse ex-aluno meu, Aberrê, fazia conjunto lá. Então os mestres lá procuraram saber, querer me conhecer. Perguntou ao Aberrê quem tinha sido o mestre dele. Ele deu meu nome. Traga esse homi aqui que nóis precisamos conhecer ele! É tão falado, é tão bom capoeirista. Traga ele aqui pra gente conhecer. O Aberrê me convidou pra eu assistir ele jogar no dia de domingo. Quando eu cheguei lá procurou o dono do, da capoeira, que era o Amorzinho, era um guarda civil. Procurou o Amorzinho e o Amorzinho no apertar da minha mão foi e me entregou a capoeira pra eu tomar conta. (Mestre Pastinha; faixa V do LP).
REFLEXÃO
O centro de Capoeira Angola da Conceição da praia, também conhecido como Gengibirra, foi uma das primeiras tentativas de organização da capoeira na Bahia, a principio com os irmãos Noronha e Livino em 1920. Depois com uns vinte mestre junto aos dois fundadores, a partir de 1922, dentre eles; Maré, Noronha, Livino, Amorzinho, Argolinha de ouro e famoso mestre Aberrê. O fato do Aberrê ser um exímio capoeirista, chamou a atenção dos demais membros, pois se ele era muito bom, o seu mestre seria melhor ainda, e esse era o cara ideal para tocar aquele centro. (Boa Alma)
MESTRE CAIÇARA DEIXA UMA DUVIDA NO AR:
Em entrevista ao Mestre Mcaco, na 1° jornada de capoeira em BH, no ano de 1987, o mestre Caiçara fez seguinte afirmação: “Ele (Pastinha), nunca foi Mestre de Aberrê… Aberrê nunca foi aluno de Pastinha. Meu mestre Aberrê era de Santo Amaro e chamava Antônio Rufino dos Santos. (1° Jornada Cultural de Capoeira em Ouro Preto. 1987).
REFLEXÃO
O depoimento do mestre Caiçara, não colocou em mim dúvidas, sobre o mestre Aberrê ter sido aluno do mestre Pastinha, porém fez me questionar sobre um outro Aberrê. Afinal o apelido é o mesmo, porém os nomes reais não batem, sendo que esse ultimo se chamava Antônio Rulfino, também como conhecido como Antônio de Noronha. Devemos levar em conta que o mestre Caiçara é de Cachoeira, e esse seu mestre Antônio de Noronha é de Santo Amaro. Será que ele não aprendeu por lá e depois veio para Salvador? (Boa alma).
O APRENDIZADO DO MESTRE CANJIQUINHA
Washington Bruno da Silva (mestre Canjiquinha), aprendeu capoeira aos dez anos em 1935, na Baixa do Tubo, no Matatu Pequeno, no banheiro do finado Otaviano (um banheiro público), ele afirmava ter sido aluno de Antônio Raimundo Aberrê. Caso venha a se confirmar a existência de outro Aberrê, os mestres Canjiquinha e Caiçara, teriam sido alunos de Aberrês diferentes.
MESTRE ABERRÊ E MESTRE BIMBA; DOIS GRANDES AMIGOS
“E numa prova evidente de seus grandes conhecimentos, Manuel dos Reis Machado (Bimba) e Raimundo Argolo (Aberrê) outro bamba na capoeiragem, fizeram ótima aprentação extra programa, sendo largamente aplaudidos.” (O IMPERIAL, 19/02/1936)
REFLEXÃO
O parque Odeon, inaugurado na região do terreiro se Jesus ano de 1936, foi o cenário de grandes lutas no ringue. Destaque para o mestre Bimba e seus alunos que fizeram lutas memoraveis. Dentre as atrações que mais chamaram a atenção está a apresentação dos mestres Bimba e Aberrê no dia 19/02/1936. Essa não foi uma luta oficial, foi um presente para o público se emocionar com dois gigantes da capoeira em demonstração de pura agilidade, malícia e destreza. (Boa Alma)
O DESAFIO
Semanas depois, Mestre Aberrê desafiou o Mestre Bimba, em 25 de março de 1936. (MAGALHÃES. 2012).
Não ouve a luta, e não á registros se o mestre Bimba aceitou ou não o desafio. Há especulações de um laço de amizade entre ambos, tanto que fizeram juntos uma apresentação em público. (Boa Alma)
A PROFISSÃO
Mestre Aberrê era pedreiro. E começou trabalhar na Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no dia 23 de fevereiro de 1939.
(Registro da sua carteira de trabalho).
LOCAL ONDE RESIDIA
Residiu em Pitangueiras, n° 50. (Rego, 1968).
A MORTE
O Mestre Aberrê, havia acabado de comer uma comida pesada(Fava. Segundo o M. Canjiquinha). E em seguida entrou na roda para defender um aluno, vindo a morrer no local. Faleceu aos 48 anos de idade, setembro de 1942, no Fuisco de Baixo (ladeira do jacaré). (Canjiquinha a alegria da capoeira; 1988)
CRÉDITOS;
Canjiquinha a alegria da capoeira; 1988.
Mestre Canjiquinha depoimentos disponiveis em audios;
Atestado de Óbito (disponível na Santa casa de misericórdia).
Jogo de Discursos, a disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana, 2012, EDUFBA, Salvador.
Capoeiristas e mestres famosos da Bahia; Abib, Pedro.20011, 2013.
Fred Abreu; os manuscritos do mestre Pastinha).
Rego. Ensaios sócio Etnograficos da Capoeira Angola. 1968.
CARDOSO, 1970.
O IMPERIAL, 19/02/1936;
Canjiquinha a alegria da capoeira(Abreu).
O ABC da Capoeira Angola; os manuscritos do mestre Noronha(Abreu).
Disco do Mestre Pastinha (faixa 5)
Texto: Antônio Luiz Campos (Boa Alma)